top of page

Após sua primeira montagem o Grupo desenvolveu o projeto “Experimentos Cênicos” (2009-2010), que teve três edições e buscava por meio de exercícios cênicos a construção de cenas dentro de temas específicos de diversas linguagens e estéticas artísticas. A ideia foi ampliar o repertório dos artistas, desenvolver novas parcerias, possibilitar a experimentação em todas as etapas de criação, ocupar outros espaços por meio do teatro e estimular a criação autoral dos Diretores das cenas. A primeira versão dos “Experimentos Cênicos” foi “Fragmentos Humanos” no inicio de Janeiro de 2009; a segunda versão “Pecados Capitais” em Outubro de 2009; e a terceira versão “Nelson, Perdoa-nos por te traíres” em Outubro de 2010.

No ano de 2011 o grupo foi selecionado para participar do Projeto Ademar Guerra da Secretária de Cultura do Estado de São Paulo para a montagem do espetáculo “Aquela que sonhava ter sido”, que teve orientação de Ana Chiesa (Mestra em butoh pela escola Kazuo Ohno no Japão e atriz da Cia de Teatro Balagan/SP), e assim começou uma nova etapa do Grupo, com a busca pela profissionalização.  Em 2012 a peça entrou em circulação pelo projeto e desde então o grupo participa do Projeto Ademar Guerra em diversos módulos de orientação e também o tem como parceiro para a execução das Mostras Teatrais da Cidade de Birigui, cidade sede do Grupo.

Também em 2011 o grupo começa a desenvolver trabalhos para o público infantil com a montagem da peça “O Pássaro Encantado” inspirado no conto “A Menina e o Pássaro Encantado” do Rubem Alves.

No final de 2013 o Grupo junto com artistas da classe teatral cidade e com a parceria do Projeto Ademar Guerra, SESI-Birigui e Prefeitura Municipal realizou a Primeira Mostra Teatral de Birigui. Em 2014 o Grupo continua na organização da Segunda Mostra Teatral de Birigui que acontecerá em Agosto. A partir deste momento o Grupo se questiona sobre a importância de desenvolver ações culturais que vão além da montagem de espetáculos, ou seja, promover ações como agentes culturais.

Neste ano o grupo se debruça em sua nova montagem “Ensaio para um suicídio”, que recebe orientação padrão de Fabiana Monsalú pelo Projeto Ademar Guerra, e orientação específica de Alexandre Dal Farra entre outros. A peça aborda o tema do suicídio a partir do olhar da valorização da vida, com construções de cena em cima de pesquisa em imagens que virão partituras corporais, e no corpo como palavra.

HISTÓRIA OS HEDONISTAS

O Grupo de Teatro Os Hedonistas criado por Renata Carvalho e Tiago Junqueira em 2008 teve como primeiro trabalho o texto “Oração” de Fernando Arrabal. A Pesquisa de linguagem do grupo se encontra com os elementos do Teatro do Absurdo com montagens contemporâneas que buscam trabalhar questões existenciais de forma fragmentada e subjetiva. Os trabalhos são construídos de forma colaborativa, com textos autorais e cenas bastante imagéticas e surreais.

 

 

bottom of page